Pin It

Rio Velho Chico – As fotos, uma gota e um recado.

Rio Velho Chico.

Quantas vezes você já ouviu? – “Não desperdice água!”.

Impossível é dizer que nunca ouviu.

Mas se não notarmos, com o que essa advertência costuma cutucar a nossa consciência, tenha certeza que num futuro, não tão distante, as consequências serão calamitosas.

Dentre várias advertências, destaca-se uma que o mundo deve, desde já, tomar um cuidado mais extremoso: A falta de água.

O nosso post traz para você, através de fotos, um recado onde um grande e velho rio chamado Opará ou Pirapitinga, Rio São Francisco ou carinhosamente, Velho Chico, está pedindo socorro. E acredite! O caso é sério.

8_serra_canastra_cachoeira_piscinas-18Só para termos ideia, desde 1501, conforme seu descobrimento pela navegação atribuída ao navegador florentino Américo Vespúcio, até hoje, o nosso grande rio Velho Chico é um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América do Sul.

Com suas nascentes, sendo geograficamente no município de Medeiros e historicamente na serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, centro-oeste de Minas Gerais, ele atravessa mais quatro estados (Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas) e 521 municípios, para então, desaguar no Oceano Atlântico.

Medindo da nascente histórica, seu comprimento é de 2.814 km, mas chega a 2.863 km quando é medido ao longo do trecho geográfico.

Então imagine! Com tanta grandeza e riqueza, o rio São Francisco atravessa regiões com condições naturais das mais diversas e tem seis usinas hidrelétricas.

Mas… O que faremos quando a última gota cair?

A resposta dessa pergunta, está na exposição “A Última Gota” de um conceituado fotógrafo chamado Rui Rezende, onde ele através de 70 fotos, retrata as condições dos rios do Oeste da Bahia junto com o Rio São Francisco.

O tema “A Última Gota”, é pertinente para a atual situação vivenciada pelos rios da região com o avanço do desmatamento, construções irregulares e esgoto jogados diretamente nos rios. Haverá também imagens das belezas naturais proporcionadas pelas suas águas.

Sobre Rui Rezende, fotógrafo de natureza, já produziu várias exposições e já lançou quatro livros de fotografia. Dentre eles, Oeste da Bahia o novo mundo, atual livro, mostra todos os municípios baianos da face Oeste do Rio São Francisco.

Jornais, novelas, filmes, campanhas, entre diversas informações, lutam por essa causa. O pedido de socorro do Rio São Francisco é um dentre vários motivos, para que todos se conscientizem a respeito do que está acontecendo com o nosso planeta. Por conta disso, quantos rios já secaram e estão ameaçados? Quantas famílias estão sofrendo? Quantas plantas, árvores e animais já morreram?

Conservar e respeitar o rio, que lhe fornece o essencial para a sua sobrevivência, é difícil?

Pois quando você for abrir a torneira da sua casa, pense nisso. Mas não pense que nunca acontecerá com você.

“Não existe falha da natureza. Quando ela agoniza, é porque falhamos com ela.”

Valeu!?
Muito Obrigado por ler o post. Um abraço. Sempre!

Gostou!? Então recomendo esses. Veja:

The following two tabs change content below.
Oriundo de Salvador-Ba. Amante da arte, tecnologia e design. Autor do Blog 3Dmalz.com e do canal 3dmalz no Youtube, onde compartilha e aprende muito com os visitantes, amigos e seguidores. "Nada é impossível desde quando você tente mudar e persevere". Essa é a sua humilde frase que usa de inspiração para atingir seus objetivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mude o Idioma »