Pin It

Pictogramas. Você passa, olha, entende, mas não conhece.

Os Pictogramas

Discretas e muitas vezes simplificadas, essas figurinhas tem um papel importante na sociedade, que colocando um percentual, num fator “mensagem visual” podemos considerar que 85% das mensagens transitadas na sociedade, tem sempre uma dessas figurinhas. Os Pictogramas.

Por que antecipadamente afirmo isso? Porque rapidamente você está cercado por eles.
Exemplo! Minimize o seu browser de navegação (a internet) e verá os ícones na sua área de trabalho, onde a representação visual para cada ícone, é uma figura que idealiza os recursos, que cada programa executa. Então lá estão os pictogramas.

Resultado de imagem para pictograma

Pictogramas

Tecnicamente, os pictogramas, também chamados de pictógrafo, pictogramme, imagem gráfica, simplesmente picto e também ícone, é um ideograma que transmite o seu significado através de sua semelhança pictórica de um objeto físico. De outra forma, ele é um símbolo que representa a ideia, que é o objeto ou conceito, por meio de um desenho figurativo.

Praticamente, você tem uma ideia e um objetivo para transmitir através de um desenho, onde a pessoa que vai ver, imediatamente, entenderá a sua mensagem. Então olhando bem, a pictografia, de qualquer modo, é uma forma de escrita.

Para dar uma conclusão do seu conceito e analisar a semelhanças, temos que voltar um pouco às páginas da sua história. Logo vamos encontrar a escrita cuneiforme (em forma de cunha), que é um dos primeiros sistemas de escritas. Pois leva esse nome, pelo fato de se escrever com um material em forma de cunha, para marcar as antigas tabuletas de argila. Após, encontramos a escrita hieroglífica (sagrada escritura), que são representações figurativa correlacionadas ao antigo sistema de escrita egípcia. Sendo que esse, tem semelhança até certo ponto. Mas as duas usam os desenhos, como cartas fonéticas. Então essa prática, como muitos sabem, vem do início da “escrita símbolo” com base na pictografia (imagem que lembra o que significa) e na ideografia (imagem que representa uma ideia), onde os sumerianos antigos, egípicos e algumas civilizações chinesas, começaram a adaptar tais símbolos para representar conceitos, transformando-os em um sistema de escrita logográfico (Um personagem escrito que representa uma palavra ou frase). Contudo, voltando a mais umas páginas, os pictogramas são bem mais antigos do que imaginamos. A pré-história que o diga.


Resultado de imagem para escrita cuneiforme

Escrita Cuneiforme

Resultado de imagem para escrita hieroglífica

Escrita Hieroglífica


Os pictogramas são muito utilizados nas sinalizações de locais públicos, coisas relacionadas ao laser, turismo, geografia, design gráfico e entre muitos outros departamentos.

Mas mesmo assim, muitas pessoas olham, distinguem seus objetivos, por mais simples que seja, porém nunca se perguntaram: Como se chamam e por que figuras, ao invés de textos? Até que seja por curiosidade. (Risos).

Atualmente, tivemos um exemplo desses pictogramas, que atraíram milhões de pessoas no mundo. Veja:



Curiosamente, pegando o gancho, esse famoso conjunto de pictogramas olímpicos, teve a sua primeira publicação nos jogos de Londres (1948). Pois em 1964, em Tóquio, no Japão, pela primeira vez um conjunto de pictogramas foi apresentado, não apenas para identificar os esportes, mas também para alertar sobre instalações e serviços. Em Munique 1972, eles receberam as primeiras cores e traços marcantes. E atualmente no Rio de Janeiro, os jogos “paralímpicos” foram contemplados, pela primeira vez, com os pictogramas. Que legal! “Dá-lhe Brasil”. (Risos)

 

Existem vários tipos de Pictogramas, onde eles são agrupados e classificados para determinados objetivos. Veja alguns:


Resultado de imagem para pictogramas de turismo

Pictogramas de Turismo

Resultado de imagem para pictogramas de risco

Pictogramas de Risco

Resultado de imagem para pictogramas de estatística

Pictograma de Estatística

Resultado de imagem para pictogramas de transito

Pictograma de Trânsito


Pois bem! Os pictogramas estão em todas as partes. Até num abrir de um livro de matemática, por mais absurdo que você possa achar, eles estão lá para facilitar sua vida. Esse é o papel deles.

Agora tenho certeza, que você vai ficar observando se tem alguns pictogramas próximo a você. E é claro que tem! Só não pense que é Pokémon. Valeu!?

Muito obrigado desde já. Espero que tenha gostado do post. E como sempre digo, comente, curta, traga seus conhecimentos para os comentários e compartilhe. Um grande abraço. Sempre!

Gostou!? Então recomendo esses. Veja:

The following two tabs change content below.
Oriundo de Salvador-Ba. Amante da arte, tecnologia e design. Autor do Blog 3Dmalz.com e do canal 3dmalz no Youtube, onde compartilha e aprende muito com os visitantes, amigos e seguidores. "Nada é impossível desde quando você tente mudar e persevere". Essa é a sua humilde frase que usa de inspiração para atingir seus objetivos.

13 thoughts on “Pictogramas. Você passa, olha, entende, mas não conhece.”

  1. Marcos Ferrão comenta:

    Obrigado Olga Lopes. O blog 3Dmalz gradece. Um grande abraço. Sempre!

  2. Marcos Ferrão comenta:

    Obrigado Fernando Calhau, por ter curtido. Um grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mude o Idioma »