Pin It

Jaime, Artista Plástico. Uma figura baiana.

Quem já andou pelos centros históricos de Salvador-BA e não viu, ao menos, o Jaime figura, nem me conte o resto. E também para aqueles que sonham em visitar Salvador, recomendo que conheçam esse artista de mãos talentosas.

Com trajes exóticos, esse artista baiano chama muita atenção com o que usa e divulga pelas ruas de Salvador. Digo a você que já me assustei, quando eu era garoto e vi o Jaime pela primeira vez que visitei o Pelourinho. Pense como já corri dele!?  Mas isso! Quando era um garoto de 8 a 9 anos.
Realmente! Ele provoca uma inquietação nas pessoas, só de ver.

Jaime

Mas por trás daqueles apetrechos, materiais feitos com ferro, couro, alumínio, bronze, etc., existe um ser humano, uma pessoa do bem, um artista sensível e muito intelectivo.

Jaime Figura, assim como gosta de ser chamado, é também pintor, cantor, escritor, escultor, compositor de músicas, entre outras e outras qualidades.

E com tantos predicados, o que levou o Jaime ser essa figura autodidata? Foram os conflitos profissionais, a sua maneira de se vestir, a violência, o preconceito, entre outras coisas. Principalmente por sentir-se “um homem de carne fraca”, ou seja, os insistentes toques das mais diversas pessoas (toques sensuais, agressões físicas, “ataques espirituais”, etc.) E a palavra “figura” apensada ao seu nome, foi de tantas as vezes ouvir nas ruas, tipo: – Aquele cara é uma figura! – Que figura! – Diga aí, Figura!
– E aproveitando isso, ele não importa se o chama de feio, louco, monstro. Ele não está nem aí. E se você se assusta com ele, piorou! É apenas mais um. Não adianta! Isso já faz parte do seu dia-a-dia e da sua arte. Digamos assim.

“Eu não me olho no espelho para não ver o que as pessoas estão vendo, porque se eu sair de casa e me olhar no espelho, eu irei ver que estou realmente diferente do ser humano. Quando alguém se assusta comigo, eu digo que não sou aquilo que a pessoa está vendo, me olhar é ver a imagem que a ordem faz”, falou Jaime.

Entre pesquisas e pesquisas, encontrei uma coisa interessante que o mesmo disse:

“Eu comecei a me vestir assim por conta da minha trajetória de vida, os sentimentos em si, que me fizeram fazer um trabalho, que vestisse meu corpo através do tempo para violência. Quando surgiu o movimento punk, eu era visto como marginal e as pessoas insistiam em olhar em meus olhos e dizer que eu era cínico, marginal, diante disso eu peguei e escondi o rosto para que vissem só a minha obra”.

Hum… olhando a fundo, a tristeza e a autoanálise, diante de uma sociedade onde “cobras e lagartos” se amam, sem que pelo menos não haja interesses benéficos às partes, resultam em criatividade? Vamos entender isso melhor. Veja:

 

Custou muito, achar quem já viu o rosto de Jaime. Pois digo que até as pessoas da vizinhança não sabem dizer.

Esse misterioso artista, já foi boêmio, teve várias mulheres, nunca casou, mas filhos, era o que ele mais queria ter. Apesar de ser uma pessoa experiente na vida, ele costuma em dizer que é a própria morte por não desfrutar da vida como antes. Vida essa, que a define como gostosa.

Jaime não esconde certa melancolia ao falar de uma das suas amantes, que morreu. Pois o amor não vingou por conta das diferenças sociais. Ela era uma dama da sociedade e ele um artista marginalizado.

“A morte dela foi horrível, apesar de não poder ficar com ela por causa das famílias que também não permitiam uma imagem “dessas”, se relacionando com uma mulher da sociedade”.

Meio a tantas abstrações, Jaime Figura, expressa a sua forma de ver o seu mundo dentro do nosso, como uma resposta em que a arte, independentemente de qualquer forma de interpretação, renasce e se renova sempre. É o que humildemente posso dizer.

E é por isso, que ele é uma figura importantíssima nesse contexto. Assim, merece todo respeito por ser um grande artista, andarilho, que inspira poesia e inteligência. E que seja assim, sempre lembrado.

Pois é! Adorei falar do Jaime Figura, espero que tenha gostado do post.

Curta o post e se você já viu essa figura, nas ruas de Salvador, comente! Sua opinião é importante para o blog. Valeu!?

Um forte abraço. Sempre!

Gostou!? Então recomendo esses. Veja:

Mude o Idioma »