Pin It

Hans Donner – “Parecia até um efeito especial. ”

Hans Donner

Já me via criança, quando sentava na frente de uma televisão e assistia as aberturas das grandes novelas da Rede Globo. E o fantástico, então!? Eu ficava embevecido com tantos efeitos, que eu me perguntava: – Como eles conseguem fazer isso? – Teve uma abertura de uma novela (Tieta), que me lembro perfeitamente até hoje. Sem falar nas vinhetas dos programas que atualizam ano a ano como, Sessão da tarde, Domingo Maior, etc…. pois é! Por trás disso tudo, tem essa fera. O efeito resplandecente, Hans Donner.

Imagem relacionada

Hans Donner

Alemão, Hans Jurgen Donner, nascido na cidade de Wuppertal-Elberfeld em 31 de julho de 1948, é um designer de cidadania austríaca e brasileira. Estudou design gráfico de 1965 a 1970, em Viena, na escola federal Graphische Bundeslehr-und-Versuchsanstalt, onde venceu vários concursos e ganhou destaque.

Assim que se formou (1970), começou a carreira trabalhando em alguns estúdios na própria Viena, como também mais tarde, foi trabalhar na Suíça.

Quatro anos depois, atraído por uma reportagem sobre design publicitário, oriunda de uma produção brasileira, Hans Donner resolveu viajar para o Brasil.

E no Brasil, focado em achar um emprego no ramo, frustrou-se por várias tentativas. Mas como Deus sabe o que faz e guarda para cada um de seus filhos, Hans Donner foi apresentado através de um fotógrafo (David Drew Zingg) a Walter Clark. Nada, nada, o diretor-geral da TV Globo. Uau! Ôh que sorte! (Risos).

A Globo, naquela época era nova. Tinha ainda 9 anos e não tinha criado um departamento de criações artísticas. Algo que a representasse da forma profissional, típica de um bom design. De uma forma que atraísse o seu público, tornando-os fieis a emissora. Um logotipo, uma vinheta para seus programas, efeitos especiais, entre outas coisas. Pois naquele momento, a solução veio. E trouxe uma boa bagagem.

Contratado oficialmente por Walter Clark (1975), quando a emissora já tinha Dez anos, o jovem Hans Donner, para se firmar no Brasil, teria que então resolver algo na Áustria. Alegre e cheio de ideias, coloca de imediato, a sua máquina cefálica para trabalhar. Durante o voo, ele rabiscou num guardanapo o que seria a nova marca da Globo. E então, meu jovem… a partir desse momento, a estrela Donner irradiou.

Resultado de imagem para todos os logotipos da glob

Hans Donner – Logotipos Rede Globo

Nos longos período de oito meses, Hans Donner já tinha criado uma nova identidade visual para a emissora como, logotipos, papéis de carta, novo design para a pintura dos carros, selos de discos e mais um rolo de filme de 35mm com diversas animações. E não parou mais.

Pioneiro de uma nova linguagem, “Vídeographics”, um departamento que cuida de toda a programação visual da empresa e de todos os seus produtos: novelas, linha de shows, jornalismo, programas infantis, desporte, humor e outros. E para isso ele formou uma bela equipe, onde também, fez novas adaptações nos computadores (estilo motores-gráficos) para facilitar a computação gráfica, adotada pela sua equipe.

Contudo, as criações foram tomando destaques com a sua assinatura. E entre os seus primeiros, que se destacaram, tem a abertura do fantástico criada a partir de 1983, apreciada com muito carinho. Veja:



Além dessa abertura, tem também, Planeta dos Homens (1976), Viva o Gordo (1982), a novela Elas por Elas (1982) e a marcante abertura da novela O Dono do Mundo de 1991. Muitas outras vinhetas como, TV ColossoXou da XuxaTV Xuxa, TV PirataZorra TotalJornal NacionalJornal HojeSai de Baixo, Ti Ti TiDeus nos AcudaRainha da SucataMeu Bem, Meu MalSelva de PedraAnjo MauMulheres de AreiaRoque SanteiroVale Tudo. Para assistir, clique nos links. Mas termine de ler o post. Agradeço!

Lembra quando eu escrevi sobre a novela Tieta, no início do post? Pois é! Veja porque me encantei com essa abertura, assinada por Donner:



Uma das passagens que pesquisei sobre o Hans Donner, foi o criação da vinheta de carnaval Globeleza. Nessa época estrelava a modelo Valéria Valenssa, que com muito respeito, parava o Brasil, com a sua beleza e um samba impecável. Tanto que encantou o alemão Donner, que se casou com ela em 2002. Voltando a expressão: Uau! Ôh que sorte! (Risos). Mas também, foi casado com a atriz e garota do fantástico, Isadora Ribeiro. Porém, voltando a atual, veja:



Mas a primeira assinatura de Donner foi em 1990. Clique para assistir: Globeleza 90

Hans Donner - Ziiiro Watch

Hans Donner – Ziiiro Watch

Essa lenda viva, fez alguns trabalhos fora da Rede Globo, onde em 1986, foi responsável pela marca e pelo filme comemorativo dos 10 anos do Centro Georges Pompidou, em Paris. Pois ele teve a inspiração para criar o projeto Time Dimension, um novo conceito para medir a passagem do tempo. Em 2008, assinou um contrato com a Microsoft para lançar o Timension, um relógio com design futurista, sem números ou ponteiros, que marca as horas a partir da dinâmica de dois círculos concêntricos, trabalhando com variações de claro e escuro. E pense! Saber o horário de imediato no relógio… é difícil. Mas com um tempo você consegui compreender. E para ver, Clique aqui no link: Time Dimension.

Existem pontos curiosos sobre o Hans Donner como:

  • A Pacific Data Images, grande estúdio de computação gráfica que hoje constitui aDreamworks Animation, colaborou nas primeiras vinhetas de Donner na Rede Globo.
  • Em1997, foi homenageado pela escola de samba Mocidade Alegre, de São Paulo, que desfilou com o samba-enredo O Mago do Universo.
  • Em2011, surgiu na internet um boato em que Hans já havia inventado os dispositivos no formato tablet (como o iPad da Apple Inc.), já que na vinheta da telenovela Explode Coração, gravada em 1995, aparece um homem “movimentando” varios vídeos numa “tela interativa” usando somente seu dedo, daí a coincidência. Entretanto, a tecnologia Ecrã tátil (touchscreen), uma das principais características destes dispositivos, já era estudada anos atrás, desde os anos 1960.

Atualmente, Donner, não faz mais parte das criações de vinhetas, entre outras funções da emissora. Pois seu afastamento foi gradual desde 2012. A emissora, justifica o seu afastamento para dar espaço a novos talentos. Mas seu nome é e sempre será referência primordial, para todos os funcionários que estão na Rede Globo.

Eu poderia falar muito mais do Donner, essa lenda viva, que para mim é uma fonte de inspiração para qualquer designer e acima de tudo qualquer ser humano. Não que o designer seja de outro mundo. (Risos) … eu sou Designer Gráfico pow! (Risos).
Mas deixarei essa entrevista legal, para você buscar mais sobre essa fera.



Conheça o site de Hans Donner, clicando aqui.

Espero que você tenha gostado do post. Curta, comente, compartilhe, fale do blog para seus amigos. Agradeço desde já. Lembre-se! Sua opinião é muito importante para o blog. Valeu!?

Um grande abraço. Sempre!

Gostou!? Então recomendo esses. Veja:

The following two tabs change content below.
Oriundo de Salvador-Ba. Amante da arte, tecnologia e design. Autor do Blog 3Dmalz.com e do canal 3dmalz no Youtube, onde compartilha e aprende muito com os visitantes, amigos e seguidores. "Nada é impossível desde quando você tente mudar e persevere". Essa é a sua humilde frase que usa de inspiração para atingir seus objetivos.

2 thoughts on “Hans Donner – “Parecia até um efeito especial. ””

  1. http://micamccollom.blog.fc2.com says:

    Hey there would you mind letting me know which
    webhost you’re utilizing? I’ve loaded your blog in 3 different internet browsers and I must say this blog loads a lot quicker then most.
    Can you recommend a good web hosting provider at a fair price?
    Thanks, I appreciate it!

    1. Marcos Ferrão says:

      Hello! In the sidebar has the webhost that I use. Click on it and you will see. Hostgator!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mude o Idioma »