Pin It

Fotógrafo Alexander Khokhlov e suas ilustrações.

Existem vários e vários fotógrafos espalhados pelo mundo. Desses vários, alguns são bem requisitados. Dos requisitados, poucos são lembrados pelas suas fotos, ou melhor, obras de artes. E por muito pouco um é eternizado como o fotógrafo de todos os tempos. “Não mudando de pau para cacete”, numa expressão hiperbólica, assim surgiu também o Péle “O rei do futebol”, Roberto Carlos “O rei da música”. (Risos) E é claro que no mundo existem essas coisas. A autoclassificação.

Mas dentre muitos, destacamos um fotógrafo em que suas fotos já falam por ele. Você já ouviu falar em Alexander Khokhlov? Não!? Então acomode-se com um suco e um pão, que eu vou te explicar.

alexander-khokhlov-1304352513-logo1
Alexander Khokhlov é um premiado fotógrafo baseado em Moscou, Rússia. Conhecido mundialmente por seus retratos “Eye-Tricking” (Enganando Olhos) com base na mistura de face-arte e texturas diferentes.

A série popular “Beleza estranha” e “2D ou não 2D” foram criados em 2012 e 2013 em colaboração com o Make-up Artist Valeriya Kutsan, ou melhor, uma mistura de arte da face, fotografia e pós-produção que permitiu a criação de bidimensionais cartazes. 

 

A silhueta do trabalho da série “Beleza Estranha” foi escolhida como imagem principal pela Dubai Film Festival e como destaque no livro “Illusion Confusion”: O mundo maravilhoso de óptica decepção pela famosa editora Thames & Hudson (Londres).
E também, a série “2D ou não 2D” foi incluído no top-10 pelos Projectos Russos Design Collector em 2013.

Fotógrafo Alexander Khokhlov

Fotógrafo Alexander Khokhlov

Em 2013, Alexander começou a trabalhar em duo com sua esposa Verônica Ershova, uma designer e make-up artist.  Juntos fizeram a série “Histórias de Mesa” combinando a fotografia e a filologia (Ciência que tem como objetivo estudar uma língua através de textos escritos), como autores mostraram seus experimentos com jogos de palavras e paráfrases. 

As imagens de alta-chave são quadrado e têm apenas uma mesa branca como a decoração. Isso ajudou “Histórias de Mesa” para atingir abordagem minimalista em histórias de mesa e para torná-lo engraçado, lacônico e elegante.

História de mesa

História de mesa

O resultado da reencarnação de Marge Simpson feita por Alexander e Veronica em 2014 era assustador, mas atraindo – o vídeo dos bastidores no YouTube tem mais de 1.500 visualizações e ainda é popular.
E desta vez, Alexander e Veronica estão trabalhando no projeto chamado “Shapes e ilusões”. Essas novas séries continuam o desafio do autor para transformar as pessoas em diferentes formas. Este projeto combina as técnicas de face-arte, fotografia e decoração.

Obras e entrevistas características de Alexandre em meios de comunicação do mundo, incluindo EUA Hoje, CNN, Fox Tv, NBC News, SBS (Austrália), Scientific American MIND, Fotógrafo Profissional, Discussão Magazine, Huffington Post, The Daily Mail, Wired, Holland Herald, Stern, 20 Minutos, cotação, Life Magazine, Petapixel.com, Phlearn.com e outros.


Eis as fotos:

Gostou!? Então recomendo esses. Veja:

Mude o Idioma »