Pin It

Arte Cibernética – Você sabe o que significa?

Para chegar a conclusão do que venha a ser arte cibernética, temos que entender o que é a palavra “Arte” e “Cibernética”. Não vamos arriscar a falar qualquer coisa, que juntando as duas, não dará o mínimo sentido. Correto!? Então vamos lá!
Arte, pelo que já sabemos aqui no blog, está ligada à disposição congênita aos conhecimentos, usando o talento ou a habilidade, na demonstração de uma ideia, pensamento. Resumindo assim. E ela pode ser expressada em diversas formas, tantos num sentido positivo como negativo. – Como isso pode ser?  – Da mesma forma que você tem a arte para demonstrar ótimas ideias, até mesmo obras de artes em pinturas, esculturas, profissão, jeito, cuidado, etc.; você usa a arte para enganar, para travessuras e até mesmo para matar, se for preciso. Então, depende como você expressa a sua ideia. E espero que sempre use para coisas boas, jovem.

Cibernética, está ligada ao estudo dos mecanismos de comunicação e de controle, sendo nas máquinas e nos seres vivos. Pois é! Acredite. Estamos nessa também.

A teoria de controlo e a teria geral de sistemas, são boas razões, para que a palavra cibernética exista. E numa linguagem mais simplificada, esta capacidade é natural nos organismos vivos e tem sido imitado em máquinas e organizações. Também, aplica-se a uma arte (conhecida como cinética) que tende a representar, utilizando os recursos da técnica moderna, o que estiver em movimento.

– Mas… juntando isso… como vamos conceituar a arte cibernética?

– Agora ficou mais fácil, com o gancho que daremos na última parte da explicação da palavra cibernética. Imagino num exemplo, onde pintei um quadro que tem vários sinos. Na representação do desenho estacado, você levaria ou não, tempo para entender a minha expressão ou resposta, do que digo, através dele. O que não aconteceria numa arte cibernética. O “feedback” seria bem mais rápido, devido a representação movimentada do meu desenho. Sendo que também, você pode participaria da arte.

Então, Arte cibernética é a arte contemporânea que se baseia no legado de Cibernética , onde o feedback envolvidos no trabalho têm prioridade sobre tradicionais estéticas preocupações e materiais. O que podemos unir a arte, a ciência e a tecnologia. Isso é interessante! Vamos entender mais:

Nicolas Schöffer, um excelente profissional húngaro, envolvido na pintura, escultura, arquitetura, entre outras profissões, apostou alto no dinamismo relacionado a arte.

Arte Cibernética

Até então, ele é o “pioneiro” a expressar sua arte com princípios cibernéticos, a sigla CYSP 1, une as duas primeiras letras das palavras “Cibernética” e “Spatiodynamic (Dinâmica Espacial) ”. Sendo assim, em 1956, considerada primeira escultura cibernética na história da arte, na medida em que fez uso de cálculos eletrônicos desenvolvidos pela Philips Company. A escultura está definida sobre uma base montada sobre quatro rolos, que contém o mecanismo e o cérebro eletrônico. As placas são operadas por motores pequenos localizados sob o seu eixo. Células foto-elétrico e um microfone embutido na escultura para pegar todas as variações nos campos de cor, intensidade de luz e intensidade do som. Toda essa reação, com mudanças ocasionadas, era por parte da escultura. E então, a partir daí o desenvolvimento tomou suas responsabilidades ao longo do tempo. Veja essas cenas históricas:

Obs: Por favor, Ative a legenda do vídeo. Obrigado!

Então!

Espero que tenham gostado. Fique à vontade para comentar, trazendo os seus conhecimentos e somando com o post. Lembrando que sua opinião sempre é importante para o blog.

Valeu!? Um grande abraço. Sempre!

Gostou!? Então recomendo esses. Veja:

Mude o Idioma »