Pin It

Areia Colorida em Ciclogravura

Areia.

Quando você ouve a palavra areia, o que vem de imediato na sua mente? Eu tenho uma breve certeza, que você pensa em praia. Acertei!? 🙂

Bom! Legal! É de fato a mais evidente resposta. Mas além de praia… você pensaria em… dunas!… Certo!… Tem mais!? Hum! (…).

Nesse jogo de perguntas e respostas, seriamos obrigados a entrar no mundo artesanal, artístico, etc. O que também, explora muito a areia.

Esse material de origem mineral finamente dividido em grânulos, composta basicamente de dióxido de silício, com 0,063 a 2mm, o que não vou me aprofundar nessa questão”, ele dá bons resultados com cortesia de sobra, para quem trabalha diariamente com o mesmo. Sendo que a paciência, é o carro chefe para esse resultado.

Areia Colorida - Cliclogravura

Esse é um ponto certíssimo para quem usa a “Ciclogravura”, por exemplo. Além da paciência, as formas de aplicações precisas são cruciais. Uma aplicação errada… resulta num retrabalho constrangedor. E ninguém quer fazer retrabalho. Imagino!

Associo essa técnica, às areias coloridas contidas nas garrafinhas de vidro, com belas ilustrações. Muitas vezes são paisagens com belas praias, ilustrações regionais, animais, ilustrações religiosas, entre outras. E por que a paciência? Porque sim! Imagina fazer ilustrações, introduzindo areia numa garrafa? Haja concentração e paciência.

Então! A confecção de uma forma artesanal, dessas ilustrações em garrafas, utilizando areia colorida é denominada de Ciclogravura.

Em 09/04/2011, o presidente do Instituto Norte-rio-grandense de Genealogia-INRG e membro do IHGRN da UBE-RN e ACLA, o Sr. Ormuz Barbalho Simonetti, registrou uma publicação em seu blog, que a técnica surgiu na década de 50, na praia de Majorlândia, no Ceará. Em seu relato afirmou:

Havia uma senhora por nome de Joana Carneiro, que enchia garrafas com areias de diversas cores, colhidas nos morros da região. Ao enchê-las, alterava as cores em formas circulares, com espaços em torno de dois centímetros para cada porção de areia colocada. Presenteava as pessoas e às vezes chegava a vender para visitantes que chegavam de Fortaleza para passar temporada de veraneio. 

Certa vez, fazendo esse trabalho, encheu um litro com as tais areias quando, momentos antes de concluir o trabalho, o litro virou. Como o recipiente ainda não estava completamente cheio, as areias se projetaram para o lado e acidentalmente formou um desenho, que aos olhos de seu filho, presente na ocasião, pareceu-lhe uma paisagem.

O filho dessa senhora se chamava Antônio Eduardo Carneiro, que tempos depois ficou conhecido como “Toinho da Areia Colorida”. Dias depois ao tentar reproduzir uma paisagem dentro de uma garrafa, utilizando as areias coloridas, descobriu que tinha habilidade para “desenhar com as areias” o que estava em sua mente. Surgia nessa ocasião um grande e talentoso artista. Daí ele nunca mais parou.

foto_2006Analisando o fato e já saindo desse registro histórico, podemos concluir que a mãe de Antônio inventou ou adquiriu a arte de uma forma simplificada, apenas combinando as areias coloridas e o mesmo, Toinho da Areia Colorida, foi o precursor das gravuras formadas pelas areias coloridas na garrafinha, onde assim, difundiu-se por todo litoral nordestino.

Hoje, sua técnica é utilizada por vários artesãos, na sua maioria no Nordeste, principalmente nas praias do Ceará e Rio Grande do Norte. Entretanto, a mesma foi aprimorada com o objetivo de ter mais admiração e possivelmente uma rentabilidade imediata. Pois, dependendo do tipo e do tamanho… acredite! O valor pode ultrapassar de Mil Reais. 😯 

Além das garrafinhas, são utilizados outros recipientes como: Copos, jarros, taças, tulipas, bojos e vários outros tipos e formas de cilindros. O ideal é que seja transparente e sem cor. Pois assim, as cores das areias são apreciadas com mais constância.

E por falar nas cores, as areias coloridas são feitas pela natureza, com exceção das cores azul e verde. Elas são produzidas a partir da areia (Branca), com adição de corantes. Para usar tonalidades, são utilizadas as cores existentes. E em razão desse motivo, já existe uma evolução nessas areias, onde são vendidas em pequenas ou grandes porções com cores bem variadas. Outro ponto importante, são as ferramentas personalizadas para cada tipo de aplicação. O que parecem com pinças, palitos de pontas finas ou achatadas e curvadas, pincéis, paletas, e uma espécie de funil adaptado para aplicar as areias. 

Essa arte com areia, é considera por muitos como uma “obra de arte elegante e atrativa”. Pois ela já foi além do Brasil, atualmente, onde tem pessoas praticando a técnica como no Japão, Índia, Suíça, Estados Unidos, França, entre outros. E nem todos seguem constantes ao modo tradicional. Mas o que vale é o esforço. 😉  Veja:

E como de costume em nosso blog, vou deixar umas imagens com ótimas obras para você apreciar:

E está aí! Espero ter passado algo de bom para você. Peço-lhe obrigado pela leitura.

Comente no espaço mais abaixo, o que você achou e curta o post. Ficarei otimista para trazer mais informações para você. Valeu!?
Um abraço. Sempre!

Gostou!? Então recomendo esses. Veja:

The following two tabs change content below.
Oriundo de Salvador-Ba. Amante da arte, tecnologia e design. Autor do Blog 3Dmalz.com e do canal 3dmalz no Youtube, onde compartilha e aprende muito com os visitantes, amigos e seguidores. "Nada é impossível desde quando você tente mudar e persevere". Essa é a sua humilde frase que usa de inspiração para atingir seus objetivos.

4 thoughts on “Areia Colorida em Ciclogravura”

  1. luis brigatti says:

    como posso aprender a fazer pela internet online

    1. Marcos Ferrão says:

      Olá luis brigatti! Desde já muito obrigado pela atenção ao post.
      Eu vi seu comentário e imediatamente procurei alguns vídeos. A maioria ensina como fazer a areia colorida. Apesar que, tem alguns vídeos mostrando como posicionar as garrafinhas e em seguida, colocar a areia. Eu até tentei fazer um rsrsrsrs… mas fiz o básico mesmo. Nos vídeos que me deu para tirar uma noção, foi esse: https://www.youtube.com/watch?v=NA3TmglguWk
      Daí, o que contou foi a criatividade. Valeu!?
      Um grande abraço. Sempre!

  2. Roberto Briganete says:

    Onde posso encontrar para comprar essas garrafas com desenhos em areia colorida.
    Resido em São Paulo

    1. Marcos Ferrão says:

      Roberto! Desde já, muito obrigado pela visita!
      Respondendo a sua pergunta, em São Paulo, atualmente é difícil encontrar locais que vende essas garrafinhas, já que é oriundo da região do nordeste.
      Eu tenho alguns amigos aí em São Paulo, que também procuraram e não encontraram. Muitos deles compraram os materiais para fazer. Alguns aproveitaram as férias,
      viajaram para alguns estados do nordeste, como Bahia, Sergipe, Ceará… Rio grande do Norte e encontraram nos pontos turísticos. E aí em São Paulo, eles encontraram
      as areias nas feiras de artesanatos, como essa por exemplo: https://naresponsa.catracalivre.com.br/sp/role-de-responsa/barato/centro-de-tradicoes-nordestinas-o-coracao-do-nordeste-em-sp/, fica em São Paulo. E tem outras feiras no estado.
      Está aí uma boa dica para encontrar e possa ser que você encontre a garrafinha pronta. Ou então, mãos à obra! Eu tentei aqui e consegui fazer olhando alguns tutoriais. Espero ter te ajudado, amigão! Mas caso eu ache uma melhor solução, retorno-lhe por email. Um forte abraço. Sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mude o Idioma »