Pin It

África. O diamante artístico. A pedra da humanidade.

África.

Todas as histórias que apontam para a humanidade, tratando-se dos seus princípios, são buscadas no continente africano. Não é à toa, que é o chamado “berço da humanidade”.

E como o nosso blog tem sempre esse costume de trazer algo voltado para a arte, design, artesanato e etc., com a África não será diferente. Assim, começamos 2017, trazendo essa “Pérola Negra”. A arte da velha senhora, África.
Muitos e muitos artefatos africanos, estão espalhados pelo mundo. E quem não reconhece um artefato africano? Vamos lá!

Imagem relacionada

África.

Ao ouvir essa simples palavra, África, do que você lembra? Eu particularmente, lembro do seu povo, das grandes savanas e seus safáris, seus costumes e tradições, e das classes sociais dos seus países. Pois se você pensa assim, o caminho é por aí.
A arte africana, nunca passa despercebida. Ela está em todas as partes do seu continente e espalhada no mundo. Muito, em outros países, conhecem a mesma através dela. Pintura, esculturas, entre outras, estão sempre expostas para você ver.

E como se comporta a arte na África?

Produzida manualmente, ela representa, num todo, os usos e costumes das suas tribos. O objeto de arte é funcional e divulgam muita sensibilidade. Em seus artefatos, a presença da figura humana identifica a preocupação com os valores étnicos, morais e religiosos.
O ouro, o bronze e o marfim, são principais matérias primas. Muito artistas africanos utilizam e tenha certeza que isso tem um propósito. Entenda:
Esses materiais, representam uma dissimulação, ou seja, um disfarce para a inclusão dos espíritos e a possibilidade de adquirir forças. Acredite! Achei isso interessante e curioso.

O mais interessante, são as máscaras. Fabricadas em barro, marfim, metais e no mais comum feitas de madeira, que muitas vezes estão presentes nessa arte, têm um significado misterioso e importante na arte africana sendo usadas nos rituais e funerais. Isso, para situar a purificação e a ligação com suas entidades sagradas. E além, são modeladas em segredo. E falando mais disso, veja:



Na sua cultura, como já temos essa breve visão, não somente as máscaras, como outras esculturas e pinturas reforçam essa particularidade do povo africano.
Sua história, vem desde o Saara, já em Niger, onde estão conservados entalhes de 6000 anos. E suas esculturas, localizadas na Nigéria, feitas pela cultura “Nok” uma civilização muito antiga, que já entende sua origem a 500 d.C. (século V).
Além disso, fortes contribuições para a arte africana, atribuem-se da África Subsariana, as artes culturais das tribos ocidentais, artefatos do Egito antigo, e artesanatos indígenas do sul africano.
Nota-se também, que muitas pinturas são empregadas nas decorações das paredes dos palácios reais, celeiros, das choupas sagradas. Seus pretextos, vão desde formas essencialmente geométricas até a reprodução de cenas de caça e guerra. Pois as mesmas, servem também para o acabamento das máscaras e para os adereços corporais. Veja:


 

Resultado de imagem para arte africana esculturaResultado de imagem para arte africana pintura - egito

Resultado de imagem para arte africana pintura


A mais importante manifestação da arte africana é, porém, a escultura. E como já disse, a madeira é um dos materiais preferidos. Ao trabalhá-la, o escultor associa outras técnicas (cestaria, pintura, colagem de tecidos). E como sempre, está aí um ponto interessante que reforça a sua fidelidade artística com a sua espiritualidade. O tabuleiro de Opon Ifá. Fica aqui com um exemplo:


 

Imagem relacionada

África – Opon-Ifá, tábua sagrada feita de madeira e esculpida em diversos formatos. Para saber mais, depois de ler o post, clique na imagem. Agradeço!


Outras artes africanas, até na atualidade, estão presentes em diversos lugares. O também não podemos deixar passar despercebido, como o vidro, o ferro e o tecido. Todos trabalhados manualmente e muitas vezes combinando-se entre eles. Na sociedade africana, nota-se muito, os trajes de longos tecidos em multicores num sentido vertical ou horizontal, combinados com pedras de vidro, pequenos pedaços de ferro, representando uma classe social ou religiosidade e etc. Comumente visto na Nigéria, por exemplo, onde usam longos panos (alakás) e gorros enfeitados artisticamente com pequenas pedras de vidro (miçanga).


Resultado de imagem para arte africana feita de ferro
Resultado de imagem para povo africano Nigéria


A arte africana influencia tanto no mundo, que muitos artistas usam suas técnicas em ao menos ir a própria África.
Famoso pelas suas obras e sua história, Pablo Picasso (1881-1973), produzia obras com máscaras e estátuas que ele tinha com ele enquanto trabalhava.
Picasso dizia que o “vírus” da arte africana o tinha contagiado. E ele nunca foi lá.

Resultado de imagem para Pablo picasso - africa

África – Obra de Pablo Picasso

O interessante, foi que a humanidade evoluiu e se espalhou pelo mundo. E a África, continua seguindo o seu rumo humilde e generoso. Mostrando para o mundo, que apesar das dificuldades que têm para se adaptarem com a modernidade do homem e enfrentar suas feridas, espalhadas pelos seus países (a fome, a miséria, a doença…), seu povo sempre dará boas-vindas, dizendo: “Sempre estaremos aqui. Esta, sempre será a sua casa, como sempre foi, dos seus ancestrais”.

Então está um pouco do que é a arte africana. Valeu!?
Para você chegou lendo até aqui, agradeço muito a sua atenção. Espero que tenha gostado desse post. Curta, compartilhe, comente o assunto, por ter certeza que darei atenção. Pois o seu comentário é super importante para o blog. Fique a vontade. 

Um grande abraço. Sempre!

Gostou!? Então recomendo esses. Veja:

The following two tabs change content below.
Oriundo de Salvador-Ba. Amante da arte, tecnologia e design. Autor do Blog 3Dmalz.com e do canal 3dmalz no Youtube, onde compartilha e aprende muito com os visitantes, amigos e seguidores. "Nada é impossível desde quando você tente mudar e persevere". Essa é a sua humilde frase que usa de inspiração para atingir seus objetivos.

30 thoughts on “África. O diamante artístico. A pedra da humanidade.”

  1. https://arlindasteffan.wordpress.com/ comenta:

    Hi there, its nice piece of writing on the topic of media print, we all know media is a great
    source of information.

  2. Ligia Soares Skrebsky comenta:

    <3 CULTURA RIQUÍSSIMA

    1. Marcos Ferrão comenta:

      Mais uma vez, muito obrigado mesmo.

  3. Marcos Ferrão comenta:

    Muito obrigado, Ligia Soares Skrebsky, por ter curtido o post. Oblog 3dmalz agradece. Um grande abraço, jovem. Sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mude o Idioma »